Orientador: Myrna de Arruda Nascimento
Banca: Giorgio Giorgi Junior, Sara Miriam Goldchmit, Leo Burd
Palavras-Chave: Design, Pedagogia, Educação, Aprendizagem, Construtivismo
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2017
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
Esta pesquisa tem como propósito discutir e propor interseções entre o campo do design e da pedagogia. Por meio de processos criativos, baseados no construcionismo e no construtivismo e abordagens que visam o empoderamento do aprendiz, a pesquisa estuda e propõe princípios projetuais alinhados à aprendizagem criativa.
Tais princípios são uma proposta de síntese da experimentação prática dos conceitos teóricos. Baseados não somente na teoria, mas também na experiência de projetar materiais para a aprendizagem criativa — e mais especificamente para micromundos, eles reúnem os aprendizados mais valiosos encontrados no próprio processo da pesquisa.
Estes aprendizados estão divididos em cinco capítulos, sendo cada um deles um princípio: Multiplicidade, Ludicidade, Mutabilidade, Afetividade e Simplicidade.
Assim, esta pesquisa se torna o próprio exemplo da aplicação da metodologia proposta, contemplando os acertos e falhas dos aspectos de validação, experiências práticas que exemplificam os princípios sugeridos e as mudanças de mentalidade necessárias para aplicá-los.
Email de contato
mari.tamashiro@gmail.com